Qualidade Acima Da Quantidade. Como a Daupe! Está Construindo Um Selo De Hip-Hop Para Durar.

– matéria originalmente publicada em daily.bandcamp.com, por Laurent Fintoni.
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Lawrence Lord é The Purist, produtor e fundador da Daupe!. Foto por Above Ground.

Em 2010, depois de quase uma década na industria da música trabalhando como escritor e produtor, Lawrence Lord percebeu era hora de tentar algo novo. Vendo os ventos mudando de direção —e o dinheiro junto— Lawrence decidiu que a melhor coisa a se fazer era controlar tudo sozinho. Então ele fundou a Daupe!, um selo nascido da necessidade e da crença de que ele poderia fazer para os artistas o que outros selos fizeram por ele.

“Isso saiu do controle” Lawrence conta à Laurent por telefone. Ele está um restaurante em Londres, celebrando o aniversário do Sonnyjin, rapper de Birmingham que lançou seu último álbum pela Daupe!. “A maioria dos selos querem cortar os custos. Eu queria a capacidade de ter total controle.” Durante os últimos cinco anos, Lawrence tem construído um selo sinônimo de seu slogan: “Quality, Not Quantity”. Para os fãs do rap independente pelo mundo, os lançamentos da Daupe! tem se tornado uma necessidade de compra imediata, com sua maioria se esgotando no Bandcamp em questão de minutos. O próprio Lawrence renasceu, tanto quanto um dono de um selo com o olho para detalhes e a habilidade de descobrir um talento, tanto quanto como The Purist, produtor com ouvido afiado para samplear.

Fã de rap desde que ouviu o Illmatic, do Nas pela primeira vez em 1994, Lawrence tomou uma estrada meio que paralela para o mundo do hip-hop. Ele começou a colecionar discos no fim de sua adolescência, e adquiriu alguns equipamentos básicos para produção no começo dos anos 2000. Alguns de seus amigos estavam se dando bem fazendo house music, então Lawrence decidiu tentar. Seus primeiros resultados foram bem recebidos e logo ele se viu “escrevendo e produzindo” para artistas selos de dance music de médio porte. Não é um assunto de ele gosta de falar sobre —”É meu segredo sombrio”, diz dando risada— mas ele dá crédito à esses anos por garanti-lo “um grau de experiência em ver como discos foram lançados e o que ía neles”. Junto com seu trabalho na dance music, Lawrence também começou a produzir para rappers americanos, normalmente sem receber crédito. Mas com o passar da década, ele viu a indústria mudar: orçamentos para gravações estavam sendo cortados, o grupo de produtores escolhidos para os trabalhos diminuiu e os proprietários das gravadoras e seu staff estavam mudando para a editoração e gestão. “Enquanto eu estava me dando melhor, a indústria estava piorando”, diz Lawrence. “Eu pensei, ‘Não há um futuro de verdade em escrever música para outras pessoas, porque discos não estavam vendendo mais,’ e se você escreve, é assim que você é pago.”

Lawrence lançou a Daupe! em 2012 com o EP Double Feature, seu primeiro lançamento solo como The Purist, nome que vem usando desde 2009. Com um som cheio de samples lisos e cinemáticos de sua extensa coleção de discos, o EP que em sua maior parte é instrumental, conta com dois rappers distintos de Nova York: o veterano Roc Marciano, que começou no início dos anos 2000 com o The UN, grupo afiliado pelo Pete Rock, e com Action Bronson, chef de cozinha local do Queens que estava no processo de se reinventar como rapper. As conexões foram feitas pela internet: Lawrence passou pela página do Roc Marciano no MySpace no fim dos anos 2000 e ouviu algo seu em alguns beats escolhidos pelo rapper. “As duas primeiras faixas eram samples eu também pirei”, ele lembra. A música era escassa, levada pela melodia ao invés do ritmo, exigindo o rapper à “ter muita confiança em sua voz, cadencia e personalidade”. Lawrence diz: “Na verdade, as pessoas não estavam fazendo esses tipos de beats até então. Eu sabia que estávamos em uma vibe similar”. Com Bronson, Lawrence viu o vídeo de “Shiraz”, em que ele passeia por Nova York experimentando comida e saudando fãs, então decidiu que tinha que trabalhar com ele. Essas parcerias ajudaram a colocar a Daupe! em ascensão.

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“Tenho feito beats como esse por seis anos”, Lawrence fala sobre seu álbum de estreia. “A maioria das minhas produções se baseiam em achar esses samples que não poderiam ser recriados —instrumentais loucos, acordes lindos—”. Para ajudar a complementar a atmosfera cinematográfica, Lawrence convocou um conhecido de sua cidade natal, Chichester, no sul da Inglaterra, para criar uma capa inspirada nos filmes Blaxploitation dos anos 70. Darrel Krum, aka Mr. Krum, proporcionou à Daupe! sua estética visual: estilo old-school com um brilho moderno. “Foi uma combinação feita no céu”, diz Lawrence.

Achar Marciano foi “uma verdadeira afirmação” para Lawrence de que ele deve buscar sua visão e seu som. Seu intuito era correto. Mudando seu foco apenas para o rap, Lawrence começou a construir a Daupe!. TR-ill foi lançado em 2013, outro álbum do The Purist, esse contando com o novato de Detroit, Danny Brown e com o MC de rap e grime britânico CASisDEAD. Mais uma vez Lawrence lançou essas colaborações justamente quando os dois artistas estavam chamando atenção. Depois veio o rapper de Chicago Tree e o produtor A-Villa, que expandiu ainda mais os sons e a lista de convidados do selo.

O maior contrato da Daupe! é com o rapper de Buffalo, New York, WestSide Gunn, que foi recomendado para Lawrence por um amigo. Depois de uma busca no Google que levou à um vídeo no YouTube de um show local, Lawrence soube que havia achado outro talento. “Ouvindo 10 segundos dele, como foi com o Roc, eu soube que o cara tinha aquilo”, diz ele. A mistura de estórias de rua e referências à alta moda do Gunn cativaram Lawrence, que lançou os últimos dois volumes da trilogia de mixtapes, Hitler Wears Hermes, em 2015. Na sequência, Gunn lançou seu álbum de estreia e mais dois trabalhos em colaboração, incluindo um EP com Lawrence e um disco com Conway —irmão do Gunn— que também teve seu álbum de estréia lançado. “Eu acho que [WestSide] é o maior talento do rap no momento, ele é incrível. Ele é como se o A$AP Rocky e o Jadakiss se misturassem.”

Fiel ao slogan do selo, Lawrence acredita em não ter pressa. O catálogo da Daupe! contém poucos títulos lançados durante esse tempo de 5 anos. Lawrence dá uma atenção carinhosa à cada um de seus produtos, e procura um novo talento como parte natural de estabilizar algo durador. Ele também mantém tudo em casa —da produção ao design—, qual ainda é cuidado pelo Mr. Krum. O selo vende a maioria do seu estoque direto para os fãs, quando um item é disponibilizado para venda, seja um disco de vinil ou uma camiseta, ele já se esgota imediatamente. Todo produto físico que a Daupe! produz é limitado, e quando acaba, acaba.

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“Há uma satisfação em comprar logo”, explica Lawrence. “É um carimbo de ‘Eu estava lá, eu comprei daquela marca e rapper primeiro’. Nem tudo deveria ser largamente disponível.” O selo também oferece uma edição limitada de 20 cópias de cada lançamento com um “obi strip”, reproduzindo as faixas de papel dos discos japoneses. Embora tenham sido criadas como uma forma de agradecer uma loja japonesa por comprar um estoque, Lawrence diz que desde então isso virou um modo de “fazer os lançamentos mais especiais. É sobre ter ideias”. Em outra palavras, fazer todas as coisas que nem sempre seriam possíveis quando operando como uma pequena peça de uma máquina grande.
Tendo construído algo de que ele pode se orgulhar e que outras pessoas possam acreditar, Lawrence ultimamente anda parado como produtor, focando-se mais no seu papel de idealizador e embaixador da Daupe!. Ele ainda pode ser encontrado no estúdio, porém, trabalhando como produtor contratado e criando faixas para rappers famosos que ele ainda não está disposto à dar o nome. É em partes um retorno ao começo de sua carreira, e um testamento para sua dedicação à qualidade e consistência. “‘É sobre tentar gerenciar um selo de forma honesta e respeitosa com a arte,” diz Lawrence. “Quando alguém faz alguma arte de verdade, você precisa dar à ela o serviço que ela merece”.

—Laurent Fintoni

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