Jan Jelinek – Loop-finding-jazz-records

Jan Jelinek é DJ, músico e produtor. Recentemente fundou seu próprio selo, o Faitiche, e foi por ele mais a ajuda —e ideia— de um amigo no mercado do vinil que Jan relançou o seu álbum de estreia, Loop-finding-jazz-records.

Lançado em 2001, pelo falecido ~scape, de Stefan Betke, aka Pole, LFJR foi produzido em um pequeno flat em Berlin, cidade em que Jan nasceu e ainda mora, com um ASR10, um computador Atari fazendo o papel de um sequenciador e depois gravado ao vivo em uma DAT.

A técnica usada é introduzida pelo título, recortes de menos de um segundo em loop fazendo a harmonia fora do pitch da música, que dão com sucesso o que era intencionado pelo artista, um efeito Moiré em uma versão sonora. A mesma ideia se repete na construção das batidas na maior parte do álbum, defeitos como clicks e barulhos de estática do disco são sampleados fazendo o ritmo das músicas juntos com uma linha de baixo forte e o bumbo, os dois elementos do disco que são tocados.

O conceito já não é tão bem explicado pelo título. Praticamente o que Jan fez foi reduzir tanto os sons usados que não sobra nenhuma característica original do gênero. “O jazz é praticamente descrito por parâmetros (virtuosidade) que não tem nada à ver com ideias de sonoridade.” Diz ele em entrevista para a /IA/

O relançamento do LFJR difere pouco do original: a ausência do ~scape na capa, e contém como bônus o EP Tendency, de 2000. A outra parte boa é o preço justo, uma vez que a edição original costuma ser vendida na faixa de R$250. O vinil duplo está à venda na Boomkat.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s